sábado, 23 de fevereiro de 2008

MORA: Produtores de tomate reclamam apoios

“O Governo tem que olhar para o sector do tomate e garantir-lhe competitividade face aos nossos principais concorrentes, Espanha e Itália”, defendeu sábado, 23, em Mora, Gonçalo Escudeiro, da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), adiantando que o sector não está em crise, mas que precisa urgentemente da sua definição por parte do executivo. Gonçalo Escudeiro falava à margem do V Seminário Internacional sobre Tomate, que decorre em Mora, no âmbito da VI Feira Nacional do Tomate e que reúne produtores e especialistas que analisam o futuro daquele fruto. “Apesar de vivermos uma situação de desligamento das ajudas a 50%, defendemos ser este o momento ideal para se avançar com o desligamento total das ajudas à produção porque está a penalizar o sector”, afirmou referindo-se ao triénio 2002-2004 para calcular o pacote financeiro atribuído a Portugal, de 33.342 milhões de euros, critério que prejudica em 2.884 milhões se se comparar com a situação actual, onde o sector receberia 36.225 milhões. O tomate em Portugal representa 100 milhões de euros, ocupa uma área de cerca de 14.000 hectares, envolver cerca de 600 produtores cuja produtividade ronda os 85 mil toneladas por hectare, equivalente a 1.211 mil milhões de euros. Na sessão de abertura do único evento do sector a nível nacional, o presidente da Câmara de Mora, José Sinogas, relembrou que “esta actividade tem elevados índices de rentabilidade mas encerra um risco muito elevado, ao contrário do milho, e por isso há que garantir que a matéria-prima não falte e que continue a sustentar os seis mil postos de trabalho que a indústria do tomate representa, além das 600 famílias que dependem da produção”. O autarca adiantou ainda que a organização pondera alargar o âmbito do certame às Hortícolas e mudar a data para depois do Verão. A Feira encerra amanhã com expositores, animação e música e, claro, farta gastronomia à base de tomate.

10 comentários:

Anónimo disse...

Há que inovar. Há que reivindicar.
São certames como estes que a nossa região precisa.Parabens aos promotores do evento.

Anónimo disse...

Mora é a terra do alentejo em que o tomate é rei na agricultura, para além de ter campos em que são propicios ao cultivo de tomate, tem tabém uma fabrica de transformação daquele produto. Pena é que essa mesma fabrica de algum tempo para cá não tenha tido uma gestão que lhe permitisse inovar, criar novas fileiras de mercado e por conseguinte criar mais postos de trabalho que tanta falta faz aquele concelho.

Peso embora esta constatação formulo votos para que a mesma não encerre.

Anónimo disse...

É só milhões de euros e muitas dessas familias nem centimos têm.Estão na Penúria e na miséria.
Dividas á banca,á segurança social, fertilizantes e adubos caros, alugueres das terras por preços exurbitantes e muito mais.
Mas há que acreditar.

Anónimo disse...

Que gente tão pessimista!!
A nossa economia em 2007 cresceu 1,7%.
Porra isto esta mau mas com este tipo de atitudes ainda ficamos piores.

Zé do Cão disse...

De tomates, percebo dos meus e segundo o meu entender já não é pouco. Mas pelo menos tenho-os. Há, como sabem muito, bem muitos que nunca os tiveram.
Não estou muito por dentro do problema e portanto resguardo-me. Atiro só uma acha. Mas em capacidade de produção, podemos comparar-nos com os espanhois? Mas não há produtores que ficam com a produção sem a comercializar?
Quando chegar a altura de falar da fruta que se vende nas grandes superficeis, aí então poderei dizer alguma coisa.
Um abraço a todos

Anónimo disse...

Querem apoio? Trabalhem e tornem as empresas produtivas. Estou farto que o dinheiro dos meus impostos vão parar ao bolso dos empresários.

Anónimo disse...

Em termos de produção não nos podemos comparar com os espanhois, mas em termos de qualidade digo-te eu e sei do que falo que os tomates portugueses são muito melhores que os espanhois:)
Mas agora a serio a zona do alentejo e em particular a vila de mora sempre viveu da agricultura e especificamente da "apanha do tomate". Com o passar dos anos a agricultura manual foi sendo reduzida e hoje em dia a sua subsistência já é feita quase toda por maquinas. O trabalho no campo está quase morto.
E se os espanhois se lembrarem de fechar a fabrica de mora ai sim podem dizer adeus aos tomates.

Anónimo disse...

A produção de tomate em Mora Já é residual, a fábrica vai funcionando mas com tomate de fora do Concelho. Muitos dos pequenos seareiros já arrumaram as botas, alguns cheios de dívidas. Isto só vai dar para os grandes produtores

Anónimo disse...

Tudo indica que o certame relizado em Mora este fim de semana foi um sucesso.
O certame focava a temática da fileira do tomate.

Anónimo disse...

Pois é esses pequenos seareiros já se cansarm de roubar aos "pobres" e agora quem são mesmo pobres são estes proprios seareiros. Salvou-se 2 ou 3. E rezem para que a tomarai não feche.