segunda-feira, 24 de março de 2008

BREVES : ÉVORA - BEJA

ÉVORA

CARMIM lança colheita de 2005 do Reguengos Reserva Tinto.
A Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), que existe desde 1971 e conta com mais de um milhar de associados, anunciou hoje o lançamento da colheita de 2005 do Reguengos Reserva Tinto. Este vinho, que acompanha bem ensopado de borrego, migas e outros pratos alentejanos de carne de porco, assim como queijos de cura ou meia cura, deve ser consumido à temperatura de 18 graus centígrados, podendo ser guardado por três a quatro anos.
O mais recente produto da CARMIM resulta da união das castas Aragonês, Trincadeira, Tinta Caiada e Alicante Bouschet, tendo incluído um estágio parcial em depósitos durante um a dois anos, enquanto que o restante estagiou em barricas de carvalho português e francês durante 12 meses.
BEJA
Parque de Natureza de Noudar propõe "Aventura com Cogumelos".
O Parque de Natureza de Noudar, no concelho de Barrancos, promove no próximo domingo uma "Aventura com Cogumelos", em que os participantes poderão aprender mais sobre os fungos e, em particular, os cogumelos. No Parque de Natureza de Noudar, propriedade da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA), existe uma diversidade de fungos produtores de 192 espécies de cogumelos, com diferentes modos de vida, associados a diferentes habitats. No passeio micológico de domingo vão ser dadas a conhecer aos participantes algumas dessas espécies, em quatro dos principais habitats do parque: montado de azinho, sobreiral com matos, azinhal com matos e prados e pastagens.

14 comentários:

Outonodesconhecido disse...

É bom vir saber notícias alentejanas.
boa noite

SILÊNCIO CULPADO disse...

Boas notícias amigo. Fui casada com um barranquenho e passei muito tempo por essas paragens à volta de Nouda. São deslumbrantes, únicas e inesquecíveis.
Um abraço

Anónimo disse...

Um bom tinto e umas boas migas com carne do alguidar vinham mesmo a calhar.
O Alentejo ao seu melhor.

Zé do Cão disse...

Nunca fui a Barrancos. Mas em 1982 estive com armas e bagagens prontos para ir morar para lá. Depois, como por artes mágicas, foi dado uma volta de muitos graus e vejo-me atirado para o Norte, onde acabei por ficar até fins de 2.003. Foi bom, foi mau nunca saberei.
Todavia na altura as condições para ir para Barrrancos eram financeiramente extraordinárias.
Lá teria conhecido o Zé Maria.
TEMPLO, já achas-te o mail? Andas distraído.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido amigo, boas notícias para os apreciadoras do vinho Alentejano... São os meus preferidos... Beijinhos de carinho e amizade,
Fernandinha

Zé Povinho disse...

Sou muito suspeito em relação aos vinhos enquanto produtor de algum, pouco vinho do Dão. Os cogumelos, esses sim são uma perdição, só no prato, porque apesar de ter acompanhado por diversas vezes pessoas conhecedoras, ainda não ganhei a confiança necessária para me atrever a colher nem sequer os míscaros lá dos pinhais da terra do meu pai.
Abraço do Zé

Chinha disse...

Não sendo entendida nestes assuntos gosto muito de ler...São conhecimentos que ficam.

beijo

Obrigada pela visita

Pitanga Doce disse...

Sabes tenho, tenho um probleminha com os vinhos Alentejanos. Eles me derrubam fácil. Os únicos que ainda me dou são os Borbas. Se bebo um Reguengos e estou em Évora, começo a ver duas Catedrais. hehehe

Zé do Cão disse...

Pitanga Doce. Vês duas catedrais?
e dois Templos de Diana?
O meu amigo que deu origem aos meus contos "Carapaus Fritos" e a "Galinhola", diz que o vinho está barato, devia custar 100 euros o litro. Aqui é que está o erro, porque sdegundo ele a medida de litro deveria ser do tamanho do Alqueva.

Elvascidade disse...

Visitem
www.cidadelvas.blogspot.com

cumprimentos

poetaeusou . . . disse...

*
vinho ?
redondo, para mim,
não é vitorino ???
,
alqueva ?
cogumelos ?
e se são espanhóis ?
,
não,
antes os outros, venenosos ...
,
abç
,
*

C Valente disse...

Saudações amigas

Anónimo disse...

Simpatizo com este blog e é uma boa alternativa ao Mais Évora (http://maisevora.blogspot.com/) que se tornou OFICIALMENTE porta voz do partido comunista. Pior ainda, os mentores e “assistentes” do Mais Évora são FUNCIONÁRIOS AUTÁRQUICOS NOMEADAMENTE DAS CÂMARAS DE MONTEMOR O NOVO, VENDAS NOVAS.
São pagos PELO ERÁRIO publico mas levam o dia todo a dinamizar o blog, quais lacaios do partido. CHULANDO O POVO! Apanágio do comunismo, seja na Coreia, na China ou em Cuba.

A Pluralidade de opiniões é tal, que cortam literalmente todo e qualquer comentário desfavorável ao comunismo. Agridem verbalmente, ofendem, levantam calunias, a torto bem á maneira Soviética.

Nitidamente, o blog é dinamizado apenas em dias da semana, fechando para obras em dias de greve, pontes o fins de semana prolongados!

Os lacaios são funcionários de autarquias COMUNISTAS, militantes até ao tutano, são usados para fazer a tal propaganda aprendida com os regimes opressores.

xistosa, josé torres disse...

Um Reguengos, morre sempre, apesar de não ser uma "pomada" que dê muito lustro.
Mas é um vinho acessível e Alentejano, coisa que eu prezo.
Com umas migas de espargos bravos ou bravios, até fico com fome e sede.
Cogumelos ... só de lata ou de viveiro ... se cheguei aos 61, não quero arriscar, porque um amigo do meu pai, em Castelo Branco, onde vivi, há mais de 50 anos, morreu com os cogumelos que apanhava e "conhecia"
Já o ensopado, não sou um grande comedor. Prefiro o "bicho" assado no forno, barrado com a VOSSA pasta de pimentão.
Prefiro o pão sem o ensopado.

O Parque de Noudar, quem o visitar não o esquecerá.

Vou beber um copo ... é da zona de transição Dão-Douro, tem cerca de 14º. Se beber 2 copos, já não actualizo o blog, porque as letras "mexem-se"

INTÉ!!!