quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

MONTEMOR: Muralha do Castelo ameaça ruir

Um troço de cerca de 80 metros da muralha do Castelo de Montemor-o-Novo ameaça ruir, denunciou hoje o autarca local. “Várias parcelas de muralha que estão em risco de ruína e que podem qualquer momento desmoronar, nomeadamente se houver chuvadas fortes”, disse Carlos Pinto de Sá. Segundo o autarca, “o caso mais preocupante é num pano de muralha com 80 metros virado a norte, que está em muito mau estado”. Sublinhando que as muralhas são da responsabilidade do Estado português, Carlos Pinto de Sá pede uma intervenção urgente, antes que a muralha venha abaixo. “Temos alertado quem de direito para esta matéria”, disse o presidente da autarquia, adiantando que “em tempos houve por parte do IPPAR um estudo para uma eventual intervenção”, que no entanto, não passou do papel.
De acordo com o autarca, também o Convento da Saudação necessita de obras de recuperação, estando já apalavrado um acordo com o Ministério da Cultura para a criação de um projecto cultural. O Castelo de Montemor-o-Novo foi classificado como Monumento Nacional, em 1951.

16 comentários:

Anónimo disse...

Mais um monumento nacional que necessita de obras.
De quem é a responsabilidade das mesmas?
O Sr Presidente da Camara diz que a autarquia tem intervido e propõe soluções.Esperamos que mais um pedaço da nossa memória não se dilúa.

Anónimo disse...

Muralha do Castelo ameaça ruir

Pois é o autarca diz que a responsabilidade é do Estado Português e se calhar até tem razao, mas em evora e no caso das muralhas o culpado foi o Ernesto, e quem o condenou foi o povo.
Em montemor certamente que a culpa não irá ser do Pinto Sá tanto mais que o homem é comunista e por isso ninguém o condenará.

A mim enjoa-me esse tipo de atitutes, eu aposto que se acontecesse isso aqui em evora já os "camaradas" tinham vindo mandar uma paulada no zéi, mas como é na terra dos comunas deixam-se ficar calados.

Anónimo disse...

Deixem-se de politiquices poeque o castelo e tudo o que ele representa é muito mais importante do que o faz de conta.

Anónimo disse...

a Direcção regional da cultura tem 250000€ para conservação do património em 2008 todo o alentejo e algarve . isso não da pra recuperar um castelo quanto mais centenas, a soluçao e vendermos para hoteis de 5 estrelas somos um país pobre os unicos ricos , sao os politicos os jogadores de directores desportivos os belmiros os jardins gonçalves e outros santarroes

SILÊNCIO CULPADO disse...

Não há um plano nacional de preservação do património, tudo é feito avulso e deixando sempre para o fim o que não dá lucro.
Um abraço

António Viriato disse...

Que cada um faça o que deve e o que pode pela preservação do Património Nacional.

Anónimo disse...

se fizermos cada um a sua parte já seria uma grande ajuda!

Zé do Cão disse...

Ora quem havia de dizer que a minha amiga Silencio Culpado, também se interessa pelo Alentejo. Era uma faceta que não lhe conhecia. Fico contente se continuar por cá. Esta malta Alentejana, gente boa e que dizem lenta.
Realmente parece que gostam de ser lentos, ainda vão na cantiga dos partidos politicos e que aquele não fez nada tal e tal.
Deixem lá a politica que isso é uma coisa que a gente não compreendo mas que enche a barriga a muitos.
Há tanta coisa boa para trazer aqui com que nos possamos divertir.
Olha, dou-vos um exemplo.
O Pinhal Novo, região de "caramelos" é uma freguesia de Palmela, terra muito maior que a cidade do Concelho. Tem mais população, comercio, industria etc.
Gastavam de ser Concelho, lutam por isso e têm carencias que Palmela não lhes resolve. Um grupinho, criou um blog designado "Frente de Libertação Caramela". Leiam uma vez, apreciem os escritos, o humor que têm e vejam se não vale a pena
perer um tempinho para deliciar-nos.

Elvascidade disse...

Passei para me informar mais uma vez. Não deixem de visitar também. www.cidadelvas.blogspot.com

turbolenta disse...

Creio ter sido no último Verão que descobri este castelo.Adorei!
Estavam a fazer umas escavações arqueológicas que me despertaram interesse. Tem uma linda vista sobre a paisagem alentejana.
Um destes dias volto.
bom fim de semana

Anónimo disse...

O alentejo tem de facto umas paissagens explendidas, lá nisso não há outra região igual a esta. Também existe nesta região monumentos a nivel nacional e internacional de bastante interesse. Tem é de ser bem explorados.

Anónimo disse...

É verdade que o alentejo tem de facto muita coisa interessante para ser vista e visitada. Mas se querem que o turismo cresça e se desenvola tem de fazer por isso.Faço o apelo as autoridades competentes, e em especial há região de turismo que desenvolva e publicite os monumentos e os outros pontos de interesse do alentejo. Só assim esta região poderá desenvolver em relação as grandes cidades.

Coragem disse...

Até pode ser verdade que o sr. presidente não seja responsável pela beneficiação das muralhas do castelo, acredito também, que não seja lucrativo para ele mandar preserva-lo, quem o visita geralmente são turistas, ou seja ninguem a quem possa solicitar mais uns votos.
Todas as casas circundantes, pertencem a pessoas com bastante idade, carenciadas e muitas delas nem gozam ainda de luz electrica nem sequer esgotos.
Montemor é uma cidade lindissima, portadora de maravilhosos monumentos a maior parte deles já em ruina, doi de olhar, faz mesmo confusão.
Este Sr prima por criar grandes feitos, melhores piscinas da Europa...Um cemiterio unico (na altura) tambem da Europa, um jardim, como poucos em Portugal.
Quando deixa muita gente ainda viver sem saber o que é um WC, freguesias ha espera de estradas alcatroadas ha mais de 20 anos e a infeliz degradação de monumentos que são uma verdadeira preciosidade.
Enfim, tenho muita pena

Jorge P. Guedes disse...

É MAIS UMA MACHADADA NO PATRIMÓNIO, a juntar a tantas outras!

Já agora, alguém viu por aí o novo ministro da Cultura?!

Saudações.
Jorge G. - " O Sino da Aldeia"

Anónimo disse...

O património cada vez mais desgraçado e orfão... Queremos uma verdadeira política de Cultura...

Templo do Giraldo disse...

todos nós queremos uma nova politica, não só em relação a cultura mas em relação a tudo. Portugal precisa de uma mudança.