terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ÉVORA/GÁS: Detectadas "quatro fugas" de gás propano...




O Presidente do Município de Évora, José Ernesto Oliveira, anunciou hoje terem sido encontradas "quatro fugas" da rede de distribuição de gás propano para "dentro da rede de esgotos", na zona da cidade onde ocorreram as explosões.
"Foram identificadas quatro fugas da rede de gás para dentro da rede de esgotos", revelou o autarca, ao início da noite, numa conferência de imprensa realizada debaixo de chuva, perto da casa onde ocorreu uma explosão no último domingo.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, as fugas são de "gás propano", o tipo de gás canalizado que é distribuído naquela área da cidade, a Quinta da Vista Alegre, na freguesia da Malagueira.
"As fugas foram encontradas, fundamentalmente, na zona em que a rede do gás é mais antiga", acrescentou o autarca.
José Ernesto Oliveira adiantou que a empresa distribuidora de gás propano canalizado, a Gascan, "mesmo antes de saber das fugas, já tinha garantido que vai substituir a rede".
Duas explosões ocorreram em Évora, na zona da Quinta da Vista Alegre, desde o final da semana passada, ambas provocadas por fugas de gás, alegadamente vindo dos esgotos.
A primeira explosão aconteceu quinta-feira à tarde, num salão de cabeleireiro, provocando dois feridos, um deles em estado grave, e a segunda ocorrência verificou-se numa habitação na mesma zona, que não causou feridos, mas deixou desalojada uma família de quatro pessoas.
Durante a tarde de hoje, voltou a ser detectado cheiro a gás naquela zona da cidade, próximo da casa que sofreu a explosão, vindo do ralo de esgoto da garagem de uma escola de inglês para crianças.
As janelas da escola foram abertas, para ventilar o espaço, as aulas foram suspensas como medida cautelar e o Instituto Tecnológico do Gás recolheu amostras para proceder a análises.
De acordo com o presidente do município, esse cheiro a gás poderá dever-se a "bolsas residuais que ainda se mantenham" nos esgotos.
Questionado pelos jornalistas sobre a eventual negligência da empresa distribuidora de gás propano, José Ernesto Oliveira escusou-se a abordar o assunto, alegando que o que lhe compete é "garantir a segurança da população e identificar as causas do que aconteceu".
"Neste momento, há a garantia de que o problema se deu porque há fuga de gás para dentro da rede de esgotos", sublinhou, renovando a garantia de que o abastecimento só será restabelecido "quando toda a segurança estiver garantida".
A rede terá de ser submetida primeiro a novas verificações e peritagens, de forma segmentada, disse o autarca, admitindo, contudo, a possibilidade de a reabrir parcialmente nas zonas em que o Instituto Tecnológico do Gás (ITG) "garantir segurança absoluta à população".
Além das quatro fugas detectadas, existem outros "dois troços da rede" que mostram "permeabilidade suficiente" para garantir que também aí existem fuga, embora "ainda não localizada".
O perito da seguradora de que a Gascan dispõe, referiu o presidente, já esteve no local a proceder às investigações necessárias e "falou com os proprietários e os afectados pelas explosões".
"A empresa está a fazer aquilo que lhe cumpre neste momento, que é a assumir as responsabilidades decorrentes da fuga que ocorreu" na sua rede, afiançou, explicando que a Gascan, além de distribuidora, é também responsável pela manutenção da rede.
In: Lusa

4 comentários:

Anónimo disse...

à administração do Blog....julgo que seria de todo o interesse colocar esta notícia fresca aqui!
fonte:http://www.boursorama.com/forum/message.phtml?file=368875702&pageForum=1




15 de Janeiro de 2008
EBORENSES ACREDITAM NA INSTALAÇÃO DA INDUSTRIA AERONÁUTICA NA CIDADE

A DIANAFM, DIVULGOU ONTEM OS RESULTADOS DE UM INQUÉRITO, (que salvaguarda não ter validade estatística, por não representar uma amostra da nossa população, apesar de apenas se poder votar uma vez única vez, por cada computador ligado), onde mais de 2/3 dos inquiridos acredita no desemvolvimento da industria aeronáutica em Évora, a partir do projecto Skylander.

A ESPERANÇA E O ENTUSIASMO PARECEM SER GRANDES, O QUE PODERÁ, TAMBÉM, GARANTIR AOS INVESTIDORES TOTAL EMPENHO DA POPULAÇÃO NO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS PROJECTOS AÉRONAUTICOS.


Mais de metade do participantes num inquirido, lançado pela DianaFm, acredita que a indústria aeronáutica vai ser uma realidade em Évora.
O inquérito foi lançado a 16 de Novembro na página DianaFm.com e quase dois meses depois, 124 pessoas votaram.
Dos inquiridos, 67.7% acredita que a indústria aeronáutica será uma realidade em Évora, enquanto que 30.6% não tem esperança que tal aconteça.
Levado a comentar o inquérito, o director do aeródromo de Évora diz apenas que a indústria aeronáutica chegará a Évora muito brevemente.


Le DianaFm, hier, a publié les résultats d'une enquête (qui sauvegardent pas la validité statistique de ne pas représenter un échantillon de notre population, encore que l'on ne peut que voter une fois de plus, pour chaque ordinateur connecté), où plus de 2 / 3 des personnes interrogées pensent que le développement de l'industrie de l'aviation à Evora, se fera dans le cadre du projet Skylander.

L'espoir et l'enthousiasme semble être de taille, qui pourraient également assurer aux investisseurs un engagement total de la population dans le soutien au développement de projets aéronautiques.

Plus de la moitié des participants à un défendeur, lancé par DianaFm, estime que le secteur sera une réalité dans Évora.
L'enquête a été lancée le 16 novembre sur la page DianaFm.com en près de deux mois plus tard, 124 personnes ont voté.
Parmi les répondants, 67,7% pensent que l'industrie sera une réalité à Evora, tandis que 30,6% ne sont pas d'espoir.

Amené à commenter l'enquête, le directeur de l'aérodrome d'Évora dit seulement que l'industrie aéronautique arrivera à Évora très brièvement

JC disse...

muito bem!

estes gajos andam a brincar com a vida das pessoas! só não foi tudo pelos ares por acaso.

Se não tivesse ocorrido estas explosões, quando faria a Gascan a recuperação da rede? ...

abram os olhos!

Anónimo disse...

Então que novidades temos do Gas,hoje?
E o Gas lá de Lisboa éra o què?

Anónimo disse...

Na zona habitacional de alto do bexiga,em Santarém,cerca de 150 fogos sem abastecimento de gaaás propano até ao meio-dia.

Depois de èvora e lisboa agora santarém.