sábado, 19 de janeiro de 2008

ÉVORA: Évora Fórum

Prevê-se que o Évora Fórum crie 600 novos postos de trabalho, num investimento de cerca de 30 milhões de euros. Situado na zona industrial da cidade, terá 5 salas de cinema, 60 lojas, incluindo espaços para restauração, zonas de lazer e um parque de estacionamento com lugar para mil viaturas, numa área de 12 mil metros quadrados.
Évora e o Alentejo têm em mãos um projecto há muito esperado, o Évora Fórum. Tem havido muitas discrepâncias entre as forças politicas e comerciantes tradicionais.
Qual a sua opinião sobre a implementação desta grande superfície em Évora? Que vantagens e/ou desvantagens trará para o Alentejo? E para quando o fim das obras??

16 comentários:

comerciante atento disse...

Precisa-se de postos de trabalho para ver se isto melhora.Os jovens precisam de trabalho ver se a região se desenvolve.

Anónimo disse...

Não havendo mais consumidores, este aumento brutal da oferta será certamente mais uma machadada no comércio tradicional.
Mais falencias e mais desemprego por esse lado.

comerciante atento responde disse...

Projectos como:TGV,ALQUEVA,AEROPORTO,PORTO DE SINES,-A concretizaren-se não atrairão mais pessoas à Região?
Se não formos a èvora,ninguem vai ao montijo ou alcochete?
O de évora fica mais perto.

Anónimo disse...

É claro que o de Évora fica mais perto, depois não haverá "desculpas" para as pessoas se deslocarem a essas metropeles do consumo. Quanto aos outros projectos só se espera que desenvolva a nossa região e que crie postos de trabalho.

Anónimo disse...

Construam la o Fórum se faz favor pois a malta agradece.
Pelo menos no domingo a tarde ja temos um sitio para passar o tempo.
Mesmo que não se compre nada sempre vamos ao Évora Fórum.

António Venâncio disse...

Estamos à procura do desenvolvimento, muito mais pelo lado do consumo do que da produção, e isso preocupa-me.
Onde vamos nós criar riqueza para esse consumo?
Penso que todo e qualquer posto de trabalho no nosso Alentejo é importante, mas não vejo futura a postos de trabalho em grandes catedrais do consumo, em regiões onde não há produção nem criação de riqueza que alimentem esse consumo
Percisamos urgentemente de produzir mais e melhor no nosso Alentejo, ou andremos todos a correr atrás da mesma nota de 500 €

Anónimo disse...

Estou de acordo consigo.Mas desde que osector primário e secndário desapareceram o que nos resta?
Ha dias passei pelo Forum Montijo e De èvora encontrei sete ou oito casais.Do mal maior que venha o menor.

Do Contra disse...

Mesmo que se venha a construir um novo espaço comercial de média ou mesmo grande dimensão qur-me cá parecer que muita gente não estará díponível para deixar de ir a Almada, Montijo, Lisboa, Badajoz ou outros. É que, para além da aquisição de bens materiais que não existem em Évora, muita gente procura também, pelo menos ao fim de semana, fugir da apertadissima teia social provinciana de Évora que tudo controla, comenta e, não poucas vezes, inventa. Para muitas pessoas estas saídas de fim de semana representam uma "escapadinha" e um "recarregar de baterias" no "saudável anonimato" da grande cidade!

Anónimo disse...

A população não aumentou nem vai aumentar, o poder de compra e o consumo diminuiram, o desemprego aumentou, o crédito bancário acabou e o comércio vai aumentar?
Qual a lógica disto?
O Forum não vai fazer baixar os preços em Évora nem vai acabar com o passeio dominical ao Montijo, mas vai certamente acabar com o comércio tradicional.
A falta de planeamento vai levar o desordenamento urbano a extremos a que não estávamos habituados:
Vai intensificar-se o transito entre os Dormitórios a Norte/Poente da cidade e os Centros Comerciais e Serviços "instalados a martelo" no Parque Industrial e Horta das Figueiras.
As circulares e rotundas já saturadas vão bloquear.
A circular interurbana vai passar a estar sempre entupida porque não está dimensionada para suportar tanto transito local.
No Centro Histórico muitas lojas vão fechar, acelerando a "desertificação".
Fica a imagem de uma cidade em festa, com um novo Forum Comercial.
Mas por detrás do cenário, a realidade será bem mais triste e o futuro mais comprometido.

Anónimo disse...

Por amor de deus!
O Sr não é realista isso é um puro catastrófico!

Por um lado diz que o poder de compra está mau (na minha opinião, não está muito bom mas vai mexendo) …o crédito acabou (está errado! Não acabou nada) a população diminui (é verdade mas os donos do fórum sabem disso melhor que nós) por outro lado diz que as rotundas, o trânsito, etc, vão ficar caóticos com as mexidas de pessoas para sul rumo ao Fórum!!
Afinal em que ficamos? Há ou não pessoas e todas elas têm carro próprio, aparentando sinais externos de bem-estar? Afinal têm poder aquisitivo ou não? No seu modelo conservador, onde cabem os transportes públicos que já existem (melhores que nunca) e que são susceptíveis de melhorar?

Achas que as lojas do centro histórico vão fechar?
E que tal inovarem os métodos?
E que tal abrirem em horários alargados em regime de rotatividade, por exemplo?
E que tal promoverem e chamarem as pessoas ao centro histórico apresentado iniciativas interessantes, apelando essencialmente aos jovens?

O que nós vemos são cidades do interior como Viseu, Vila Real, Chaves, ou até mesmo Guimarães, Braga, etc, com centros comerciais, não necessitando as pessoas andarem 100 e tal quilómetros para ir ás compras como se vê actualmente em Évora.

Se há 15 anos atrás houvesse iniciativas deste género aqui na nossa cidade como houve nas que atrás mencionei, seguramente que vivíamos actualmente numa cidade muito mais dinâmica e atractiva inclusivamente para com os que moram cá, que fogem daqui para fora sempre que têm que fazer compras ou quando a carteira está mais bem recheada.

Anónimo disse...

O comentador das 21:28 é uma atrasado mental moderno: com habilitações de nível superior mas que nada lhe deram de competências de raciocínio. Um perfeito atrasado mental moderno, de uma profissão liberal talvez rendido à oportunidade política, dipsosto a usar o cartão de crédito, mas sem conseguir dizer duas frazez que tenham nexo entre elas.
Se a carrinha da CERCI passar por ti, certamente te dará boleia.
Boa estadia.

Anónimo disse...

@21:51

Quando não tens argumentos chama-lhe nomes!

Olha que assim o teu partido não vai lá!

Anónimo disse...

@22:51

Ou outro falou sem nexo? ou disse aquilo que você não gostou de ler?
Já reparou nos erros ortográficos que você deu?

Da Viola disse...

nunca um forum foi motivo de tnta discussão.
construam la o dito cujo que a malta aplaude.
Com a arena cobrta não se pode fumar.Sabiam?

Anónimo disse...

é claro qua não se pode fechar, aquilo torna-se num recinto fechado. E quanto ao forum construam mas é aquilo que ao tempo que a obra não "desata". Só se vê é postes. alguém sabe dizer se aquilo está parado!? o que se passa?? é que na Beira Interior começaram a construir um depois deste e já foi inaugurado. e o nosso?? é para quando??

Anónimo disse...

Abram mas é o forum que eu estou cheia de vontade de ir gastar os € que me restam da mesada..