sábado, 12 de janeiro de 2008

PLANO DE ORÇAMENTO para 2008

A Assembleia Municipal de Évora, na sua mais recente sessão, aprovou, por maioria, com 23 votos favoráveis (PS), 4 abstenções (3 do PSD e 1 da CDU) e 9 votos contra (CDU) as propostas da Câmara Municipal relativas às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2008. Estas propostas prosseguem na linha dos compromissos assumidos no início do actual mandato: de promoção do desenvolvimento sustentável num território mais ordenado e qualificado; de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e famílias; e aprofundar os processos de reestruturação dos serviços e de racionalização dos meios e recursos municipais.
O Orçamento, no valor global de 55 milhões de euros, é de compromisso, recusando uma postura de exagerada orçamentação face à real capacidade de concretização, dando continuidade à execução das propostas e também não pressupõe despesas para além do que se pode gastar. Uma deliberação sobre a proposta da Câmara referente às alterações de âmbito limitado ao Plano de Urbanização de Évora (PUE) foi aprovada com 24 votos a favor (21 do PS e 3 do PSD) e 7 votos contra (CDU). Esta incide na suspensão parcial do PUE e na aprovação de medidas preventivas para uma das áreas a sujeitar ao procedimento de alteração. Da análise de algumas situações, ponderou-se sobre a necessidade de se proceder a alterações e ajustes pontuais a este plano, fundamentalmente destinadas a adequar o PUE às novas realidades e dinâmicas de crescimento da cidade, nomeadamente na evolução prevista para a futura área da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão dos Leões, para a zona confinante do MARÉ, para a zona dos campos desportivos do Lusitano Ginásio Clube e do Juventude Sport Clube, para além de outros pequenos acertos e correcções essenciais ao desenvolvimento com a coerência do Plano de Urbanização em vigor. A Assembleia Municipal de Évora aprovou ainda, por unanimidade, a proposta camarária para o Executivo recorrer, em 2008, a eventuais empréstimos de curto prazo ou em regime de conta-corrente, sempre que tal se torne necessário à correcta execução das Grandes Opções do Plano e no respeito por critérios de eficácia, eficiência e economia financeiras. O Presidente da Câmara Municipal de Évora prestou informações acerca das actividades do Município nos meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2007, bem como da situação financeira do mesmo, que se mantém equilibrada. No período antes da ordem do dia, foi aprovado, com 23 votos a favor (PS), 4 abstenções (3 do PSD e 1 da CDU) e 10 votos contra (CDU) um voto de congratulação pelo sucesso da Presidência Portuguesa da União Europeia, cujo primeiro subscritor foi Francisco Chalaça. Uma moção sobre a reforma da legislação eleitoral autárquica, tendo por primeiro subscritor Baltazar Damas, foi aprovada com 22 votos favoráveis (PS) e 15 votos contra (11 da CDU, 3 do PSD e 1 do PS).

2 comentários:

Anónimo disse...

Ái há um CDU que se absteve na votação da proposta da Câmara Municipal de Évora relativas às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2008.
Então em Évora não há disciplina de voto na bancada da CDU??

Anónimo disse...

CDU???!!!

Qual CDU!
PARTIDO COMUNISTA!
Se colocarem no papel de voto PCP, perdem mais de metade dos votos que ganham com a CDU