segunda-feira, 8 de setembro de 2008

ÉVORA: José Ernesto Oliveira lamenta a perda do projecto Skylander

O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, lamentou hoje que os promotores do projecto de construção do avião Skylander optassem por França, garantindo que se mantém a intenção de criar um “cluster aeronáutico” na cidade. Manifestando-se surpreendido por o grupo francês GECI International, promotor do projecto para a construção do avião Skylander, ter optado por construir a fábrica em França, em vez de Évora, José Ernesto Oliveira considerou que “nada fazia prever” este desenlace. O autarca garantiu ainda que o projecto “nunca esteve tão bem encaminhado como agora”, envolvendo um financiamento público “muito grande”. O projecto do Skylander, da responsabilidade da Sky Aircraft Industries, criada pela GECI em parceria com investidores portugueses, envolvia um investimento de mais de 100 milhões de euros, incluindo a construção de uma fábrica na zona do aeródromo municipal de Évora. A Sky Aircraft Industries previa produzir 1.100 aviões entre 2011 e 2027, estando o voo do primeiro protótipo previsto para finais de 2009. O projecto apontava para a criação de 3.000 postos de trabalho, 900 directos e os restantes indirectos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois, para Évora, so se forem aviões das feiras!!!

José Lopes disse...

Não sei porquê, eu que até nem estou por dentro dessa indústria, sempre achei que era fruta a mais, mas afinal não estava enganado.
Cumps

Delfim Peixoto disse...

Pois... o que é bom, não é nacional, afinal, para nosso desgosto

Anónimo disse...

Parece que já há mais dissidentes comunistas na Concelhia de Évora do pêcê. É um rumor que se ouve por aí. Fica claro que o PSD é a única aposta credível em Évora.