quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ÉVORA: Tyco Electronics suspende a produção durante duas semanas

A fábrica de Évora da multinacional norte-americana Tyco Electronics, que emprega mais de 1500 trabalhadores, vai suspender a produção durante duas semanas, a partir do dia 19 deste mês."A direcção da empresa não nos explicou os motivos que a leva a interromper a produção, entre 19 de Dezembro e 5 de Janeiro", afirmou Rogério Silva, dirigente do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI). Contudo, segundo o sindicalista, "num comunicado que foi afixado, a empresa fala da crise" no sector automóvel. "Não duvidamos que possam existir dificuldades, mas elas têm de ser explicadas aos representantes dos trabalhadores", alertou. A agência Lusa tentou contactar os responsáveis da empresa, mas uma funcionária disse que não estava hoje disponível qualquer administrador. Lamentando que "os trabalhadores, para compensar este tempo, tenham de recorrer a férias que ainda não estão vencidas", Rogério Silva considerou que, "além de ser ilegal, é condenável, do ponto de vista ético e moral". "Se efectivamente se verificar a necessidade desta paragem, existem alternativas para compensar os dias que não vão ser trabalhados", indicou o sindicalista. Como exemplo, Rogério Silva salienta que "a empresa deve aos trabalhadores milhares de horas em formação profissional". "É o momento importante para que a empresa aposte definitivamente numa formação profissional, estruturada, séria e com qualidade", afirmou. O sindicalista acusou ainda a Tyco Electronics, que produz componentes electrónicos para a indústria automóvel, de "exercer uma forte pressão sobre meia centena de trabalhadores para rescindirem os seus contratos de trabalho", na mesma altura que era aprovado um contrato de investimento com o Governo, na ordem dos 23 milhões de euros.

7 comentários:

Anónimo disse...

Que a crise está de facto em alta, disso ninguem já tem duvidas.

E ja chegou as maiores fabricas de Évora, não é so a TYCO que irá encerrar as portas durante duas semanas, também a KEMET irá encerrar no minimo o mesmo tempo. Segundo fontes de alguns trabalhadores da empresa, a fabrica está num declinio total.

Em janeiro e depois de passar esta quadra natalicia muitas pessoas já irão ficar em casa por tempo indeterminado, por falta de produção. Não há encomendas, e os tempos que se avizinham não vão ser nada faceis para os trabalhadores destas duas Multi-nacionais.

Anónimo disse...

Esta na hora de Lutar.Os trabalhadores tem que se manifestar não se podem acomodar!!

Anónimo disse...

Os trabalhadores realmente deviam se manifestar, mas será que no caso destas fabricas os trabalhadores terão força para lutar??

Se os proprios representantes(sindicatos) dos trabalhadores não tem grande forma de comunicação com os chefes, e com as entidades patronais. O fim destas duas grandes empregadores da cidade está a vista. Preve-se centenas de pessoas no desemprego, entre muitas, marido e mulher.

o que me vier à real gana disse...

Olá, boa tarde!

Este é outro blog k vale a pena. Parabéns!

Anónimo disse...

Não havendo encomendas...É normal que a fábrica pare!
Aliás, o sindicato sabia disto à bastante tempo!
Agora quero ver é como vai reagir com a onda de despedimentos que aí vem...
Aliás, despedimentos não!
Não renovação de contratos! Desses, os com contratos a prazo, poucos se devem escapar!
Se a crise automóvel não recuperar até à Páscoa então aí, muito provavelmente, começará a doer nos operadores com contracto. E tudo indica que não haja uma recuperação tão rapidamente

enforcadinho disse...

Com o fim de 2008, não deixe de passar pela Rua dos Enforcados:

http://ruadosenforcados.blogspot.com

osátiro disse...

O eterno problema das regiões do mundo onde a mão de obra é mais barata, e apelativa para as fábricas.
Na própria China o cenário não é favorável (claro, as notícias não falam disto), devido à diminuição das exportações para os USA e UE, o que provocou milhões de desempregados sem subsídio de desemprego:

http://www.asianews.it/index.php?l=en&art=12752

http://www.asianews.it/index.php?l=en&art=13919&size=A

http://www.asianews.it/index.php?l=it&art=13992&size=A