quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SOCIEDADE: Crise aproveitada para comer mais barato e melhor

A crise económica pode ser um bom pretexto para comer mais barato e melhor e obter mais saúde através de desportos acessíveis, como andar a pé ou de bicicleta, defendeu hoje a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN). Alexandra Bento falava a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se comemora hoje e que será assinalado com rastreios gratuitos à obesidade em várias partes do país. A nutricionista lembrou que a altura de "alguma crise em termos económicos" que se vive "pode e deve ser aproveitada para comer melhor e até mais barato". "Muitas vezes, o que é mais barato até pode ser mais equilibrado em termos nutricionais", disse. Alexandra Bento dá um exemplo "saudável e barato": "Se levarmos uma peça de fruta e um pão preparado em casa, essa é uma opção economicamente e nutricionalmente mais acessível". A especialista defende "bom senso nas escolhas" e "opções mais favoráveis em termos de preço". Também ao nível do desgaste das energias que são ingeridas em excesso a APN apresenta uma solução económica. "Uma inscrição no ginásio pode sair caro, mas se optarmos por um passeio a pé ou de bicicleta, com a família e amigos, não nos vai sair mais caro", disse. Alexandra Bento deixa ainda algumas recomendações para uma alimentação saudável e equilibrada ao longo do dia, na qual não devem faltar as merendas, refeições ligeiras ao meio da manhã e ao meio da tarde. "O que tem mais importância é olharmos para o nosso dia alimentar e ver em que locais e a que horas é que vamos colocar as nossas refeições e como elas devem ser compostas", concluiu. Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a APN vai proporcionar a avaliação do Índice de Massa Corporal e prestar aconselhamento nutricional em alguns hospitais, centros de saúde, autarquias e outras instituições. A mensagem da APN é clara: "Está nas suas mãos mudar de atitude em relação ao excesso de peso!". Em 2010 uma em cada dez crianças e em 2050 metade da população mundial será obesa, alerta a APN.

4 comentários:

Zé Povinho disse...

Não sei se estará bem nas nossas mãos, ou pelo menos ao alcance de todos. Há trabalhos onde as pausas não dão tempo para levar a sandes e a peça de fruta à boca, e às vezes até a ida à casa de banho é vigiada. O preço da fruta vai subindo e muito, e alguma é de má qualidade e vinda do estrangeiro. O exercício fica para os sábados e domingos, para alguns, e esse é o único tempo que resta para a família e para cuidar da casa, ou fazer uma refeição decente, porque não há dinheiro para a mulher-a-dias.
É complicado, e acredito que alguns consigam de facto seguir os conselhos, mas está cada vez mais difícil...
Abraço do Zé

Anónimo disse...

Com a crise, e segundo o especialista, agora é que vai ser viver!!
A partir de agora até as farmacias vão entrar em recessão.

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com o comentario do "zé povinho", subscrevo na totalidade tudo o que ele diz.

Estamos a viver uma crise e em grnde, e que ataca particularmente a classe media baixa. O custo de vida cada vez mais alto e os ordenados não conseguem combater a inflacção.

Espera-se momentos ainda mais dificeis.

Cá estaremos para ver.

Anónimo disse...

Em crise a comida é mais barata?
Quem disse tal bacorada, deve ter
um belo tacho. Quer as pessoas a andar de bicicleta, para fazer mais
fome?
Manda deitar o Povo.
Corpo deitado não pede comida.