quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ALENTEJO: Cinco desalojados em incêndio provocado por vela esquecida em casa

Uma vela esquecida no interior de uma habitação na vila de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, terá estado na origem de um incêndio que, ontem de manhã, deflagrou na Rua Miguel Bombarda, daquela freguesia, e atingiu três habitações, com uma delas a ficar totalmente destruída.
Não houve feridos a lamentar, mas cinco pessoas ficaram desalojadas, tendo sido temporariamente reinstaladas pela Protecção Civil. Segundo fonte dos bombeiros de Montemor-o-Novo, pelas 9.50 horas foi dado o alerta de incêndio naquele local, a 23 quilómetros dos Paços do Concelho. A origem das chamas terá estado numa vela deixada acesa na residência de um casal de idosos, que ontem se teria ausentado , por razões de saúde. Apesar da rapidez com que os bombeiros se deslocaram até à zona antiga de Lavre, as características de construção das casas são obsoletas, o que se traduz na presença de vários materiais combustíveis, como soalhos e paredes em madeira. A conjugação destes factores acabou por induzir o alastramento das chamas às habitações contíguas, todas compostas por Rés -do-Chão e primeiro andar, tendo o fogo passado através das coberturas, à direita e à esquerda da casa onde o incêndio teve origem. Foram afectados os números 55, 57 e 59 da Rua de Miguel Bombarda. Daqui resultaram os outros três desalojados. No local estiveram presentes quatro corporações de bombeiros da região: Vendas Novas, Arraiolos, Mora, além de Montemor-o-Novo. As chamas foram combatidas por um total de 38 homens, apoiados por oito viaturas. Ao fim da tarde, terminaram as operações de rescaldo.

4 comentários:

C Valente disse...

Quando a desgraça bate á porta, é um nos acuda.
Infelizmente ainda há quem se ilumine á luz da vela
Saudações amigas

Elvascidade disse...

Estamos de volta, www.cidadelvas.blogspot.com

SILÊNCIO CULPADO disse...

Apesar de tudo não houve vidas a lamentar e tanto quanto me parece o apoio logístico funcinou.

Abraço

Antunes Ferreira disse...

LISBOA - PORTUGAL

Olá!

Tenho Amiga/os em Évora, incluindo uma prima médica e outra médica que não é prima. A primeira: Dr.ª Elsa Alcântara de Melo; a seunda, Dr.ª Olga Berens. E outra gente boa.
A minha Mãe era de Portyalegre e a minha primeira nora é de Estremoz. Por isso, digo sempre que tenho umas quantas costelas alentejanas...

E vou comer por vezes ao Fialho, que é uma instituição que tenta emular a Diana do Templo. Hahahahaha
Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que, bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. E outros PALOP e etc…
Se me enviares o teu IMEILE, poderei enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior). Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

– Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
- Já conheces o me(a)u «Morte na Picada» que acima menciono? Há quem diga que é muito bom. E até que é o melhor que se escreveu em Portugal sobre o tema. Dizem… Obviamente que não sou eu a dizê-lo… Só faltava… E também há quem tenha escrito que é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Pelo sim, pelo não, compra-o.
Depois de o leres, se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, e datas como Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...
++++++++++++
A editora da obra é a Via Occidentalis (occidentalis@netcabo.pt) cujo site é www.via-occidentalis.blogs.sapo.pt. Neste blogue podem ser consultados mais dados sobre o livro, cujo preço de capa é € 14,70. ATENÇÃO: Pode ser comprado pela Internet.
++++++++++++
NOTA IMPORTANTE: Este texto de apreciação e informação é similar em todos os casos em que o utilizo. Digo isto, para quem não surjam dúvidas ou suspeitas sobre a repetição em diferentes blogues. E para que ninguém se sinta ludibriado – ou ofendido… Há feitios que… Mas, sublinho, apenas o uso quando o entendo, isto é, quando gosto mesmo dos que visito. Nos outros onde também vou, se não gosto, saio sem comentários. Há muitos mais. Aqui na terrinha diz-se que «se não gostas, põe na beirinha do prato…»