sexta-feira, 16 de maio de 2008

ÉVORA: “Ligações perigosas” sensibiliza jovens na Queima das Fitas

Ligações perigosas" é um projecto de voluntários da cidade de Évora, que quer reduzir os danos associados ao consumo excessivo de álcool por parte dos jovens.Estudantes e técnicos de saúde vão estar na Queima das Fitas de Évora.
"Consumir álcool é quase condição para estar na Queima das Fitas. Este projecto pretende desmistificar exactamente isso. Nós não fazemos a apologia da abstinência, de maneira nenhuma, fazemos, sim, a apologia do consumo responsável, e aquilo que nós pretendemos é provar aos nossos estudantes, e logo desde o comportamento assumido pelos nossos estudantes - essa é uma premissa fundamental; os nossos estudantes têm de ser, eles mesmo, promotores desse comportamento, para o poderem transmitir a outros - que é possível divertirem-se da mesma forma, é possível estar na Queima das Fitas, mas sem o consumo excessivo, que pode provocar os danos a ele associados.", disse a enfermeira Ana Coelho, da equipa de trabalho deste projecto.Assente numa metodologia de trabalho inter-pares, sendo "os estudantes a falar com os estudantes", para que haja uma maior receptividade, "Ligações Perigosas" estreia-se este ano em Évora. Teve como "berço" o "Antes que te Queimes", nascido na Queima das Fitas de Coimbra em 2007, acrescentou Ana Coelho, da equipa de trabalho que estará na Queima das Fitas 2008, nos dias 17, 19, 21, 23 e 24 de Maio. A vivência segura da sexualidade, e a promoção de uma cultura de segurança rodoviária, são outros pontos cruciais desta sensibilização.

7 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com a Rádio Pax e a Rádio Voz da Planicie a Câmara Municipal de Cuba foi visitada pela Polícia Judiciária (PJ) há cerca de mês e meio, estando a decorrer um inquérito-crime que põe em causa, entre outras, questões do foro imobiliário referentes a dois loteamentos ( Colina do Sol e o Condomíio Fechado Sol da Planicie) que estão a ser construídos nesta vila alentejana.



Francisco Orelha, presidente da autarquia cubense, confirmou à voz da planicie "a visita da PJ", no entanto não identificou os elementos que lhe foram solicitados pela Polícia Judiciária, mas adiantou que "depois de receber o relatório" vai "convocar a comunicação social" e "prestar todos os esclarecimentos sobre esta matéria".

In : postaisdecuba.blogspot.com

Bruno Taveira disse...

Olá caro amigo, passei para te desejar um optimo fim de semana e este parece que é excelente para a praia...
Abraço :)

SILÊNCIO CULPADO disse...

É um projecto meritório que é importante que vingue. Tanto a queima das fitas como a recepção ao caloiro eram rituais académicos com forte tradição e com muita graça. Recordo os meus tempos e ainda rio a bandeiras despregadas de certas situações. Actualmente há actos selvagens que humilham e rebaixam a classe académica.
Fico contente com essa iniciativa.
Um abraço apertado

Anónimo disse...

Óptima iniciativa. Abraços d´A SEIVA e do EU, SER IMPERFEITO.

Anónimo disse...

Só o facto de o projecto se chamar ligações perigosas já está a criar de alguma forma uma sensação condenatória de algum moralismo.
É só uma opinião.

Vai haver cerveja sem alcool? é por aqui meus amigos: a escolha, a alternativa, a opção

Anónimo disse...

e vai lá haver máquinas onde se comprem perservativos?

Anónimo disse...

preservativos