sexta-feira, 11 de abril de 2008

ÉVORA: Empresa Municipal divide PCP

O PCP de Évora vive dias agitados. Os vereadores comunistas e o secretariado da comissão concelhia estão de costas voltadas depois da aprovação, por unanimidade, da empresa municipal para a gestão de equipamentos culturais, desportivos e de lazer. Ontem, Vítor Saruga do PCP, deu os primeiros sinais de divisão. "Com grande espanto, tristeza e consternação, não me vi representado pelos vereadores da CDU, que ontem, votaram a favor da criação da empresa municipal". Mais tarde, em comunicado, a estrutura concelhia do PCP afirmou que «não se revê na posição de voto assumida pelos vereadores eleitos pela CDU na Câmara de Évora». Contactada esta manhã, Elsa Paixão do secretariado da comissão concelhia do PCP recusou adiantar mais pormenores sobre o caso. "O nosso comunicado é claro" afirmou a responsável, adiantando apenas que "não nos revimos na posição que os eleitos da CDU na Câmara de Évora tiveram na passada quarta-feira". "O nosso comunicado termina aqui, é isto que diz e eu não vou adiantar mais nada", disse. Fica em aberto a possibilidade dos três vereadores da CDU na Câmara de Évora perderem a confiança política do PCP.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ao que parece o PCP de Évora está a viver dias bastantes agitados. Parece que a vereação comunista e o secretariado da comissão concelhia estão em desacordo. Por um lado aos vereadores votaram pela aprovação da empresa municipal desrespeitando as orientações do partido, segundo fontes proximas da rua de aviz. E agora o que irá suceder por aquelas bandas? ficará tudo igual?? Tamos as caminhar a passos largos para as autarquicas de 2009 e o cerco parece começar a apertar para os camradas. Será que o partido tera condições para derrotar o consagrado dr. José Ernesto? A ver vamos.

Anónimo disse...

"Afirmar que se vai dialogar depois do essencial estar decidido, é ludibriar as legitimas expectativas dos que confiaram na inteligência e bom senso dos autarcas eleitos na Câmara Municipal de Évora."

Concordo e aplaudo!
Neste parágrafo diz-se tudo, denunciando os métodos de trabalhos dos "iluminados" que "sabem tudo" e "tudo são capazes de decidir" sem a discussão e a PARTICIPAÇÃO pública dos interessados.

Foi assim como PDM feito nos gabinetes, nas costas dos cidadãos (excepto alguns privilegiados), e com uma encenação de "discussão pública" onde nem se dignaram responder fundamentadamente aos interessados. E tudo isto com a conivência do senhor vereador Dieb, agora arvorado em "herói".

Foi assim com a "empresa da Cultura" e prepara-se para ser assim com o Plano do Centro Histórico, retirado à pressa da reunião.

Ora são estes métodos de decisão que é preciso alterar.
A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS E A TRANSPARÊNCIA É ESSENCIAL PARA A BOA DECISÃO MUNICIPAL!

(declaração de interesses para os secretários ernestinos: não sou comunista, nunca fui comunista, mas estou disposto a votar neles, se apresentarem candidatos que se batam por manter vivo este princípio da PARTICIPAÇÃO nas decisões)

xistosa, josé torres disse...

Voltaram os anónimos que não têm coragem de assumir o que escrevem.
Por que será???
Os eleitos da CDU que não seguiram o sentido de voto do partido ou coligação, já sabem o que os espera ...
Assumiram frontalmente um ponto de vista!
Também é uma verdade que foi o partido/coligação que os "colocou" lá.

Mas admiro quem, não concordando com os ordens superiores, que até poderão estar correctas, arrostam com as consequências.

Não me posso pronunciar mais ... não conheço os meandros, mas as Empresas Municipais, são um sugadouro de dinheiros do eu, de ti, do Templo do Giraldo e ... dos contribuintes.

Anónimo disse...

Pessoalmente digo não a este tipo de empresas... mais uns tachos...

Jorge P. Guedes disse...

Assim, com comadres zangadas, não se vai onde se podia ir.

Obg. pela visita ao Sino da Aldeia.
Mas digo-te uma coisa, ó Giraldo: da próxima vez só te venho cá desejar bom fim-de-semana. Nunca comentas os artigos, ó Giraldo !
(-_-)

Saudações e boas decisões para Évora. A cidade merece!

fotógrafa disse...

“Um cobarde é incapaz de demonstrar amor, isso é previlégio dos corajosos”.
(Gandhi)
Hummm…pensamento interessante…
Passando para desejar um bom domingo
Abraço

Anónimo disse...

A falta de um verdadeiro plano de requalificação para a cruz da picada com a demolição das torres e construção enquadrada com a cidade com qualidade urbana teve mais um triste episódio na quinta feira o reboco caiu de uma das torres dando sinal que a tinta não vai ser solução o presidente da autarquia andava que nem uma barata tonta as voltas.Porque não fazer como no porto já demoliram idêntico bairro do são jõao de deus e agora vão demolir mais oito torres no cerco dando outro urbanismo e qualidade a cidade .Em Évora trabalha-se o contrario põe se mascaras e adornos que daqui a uns anos aqueles imóveis vão estar iguais porque os materiais usados são de péssima qualidade placas de gesso prensadas com este clima não tem futuro,precisamos de um presidente com tomates para resolver os problemas não para camuflar que é o que sucede com a cruz da picada.

Florival Pinto disse...

O Forum de Opinião está de volta após uma breve ausência.

Hoje pode ler

Menezes que fazer avançar regionalização em 2009

PSD defende IRC com taxa zero para empresas do interior

Pode ler em

http://forumdeopiniao.blogspot.com/

José Lopes disse...

Estas empresas são como aqui já foi expresso, os tachos mais apetecidos. Vamos ver quais as remunerações que vão tocar aos dirigentes dessa empresa, porque é capaz de ser interessante, como num município que conheço, onde foi dito que apenas teríam direito a senhas de presença, e hoje auferem cerca de 5.000 euros, mais carro (dos bons), motorista, secretária e outras prebendas e prémios que não devem ser mesquinhos. Os funcionários, esses são todos contratados a prazo, e os poucos que eram dos quadros dos serviço, estão requisitados e arriscam-se a passar para os excedentários quando terminarem as requisições.
Cumps

Anónimo disse...

Xistosa

Sugadouro de dinheiros municipais é o que actualmente vigora e sempre vigorou desde o 25 de Abril!

Fazes ideia dos MILHÕES que foram gastos em pseudo-cultura nesta cidade? Tens ideia que quantas "carimbadelas" á URSS, CUBA, Checoslovaquia, etc, TÊM A MEIA DUZIA DE MARMANJOS DE SEMPRE?

Fazes ideia do numero de pessoas que foram passear á nossa conta, sem prestar contas ou cavaco a alguém, exceptuando ao Partido comunista?

Eu como Eborense quero saber onde foram gastos milhões em cultura ao longo destes 30 anos...é que...ONDE ESTÁ A OBRA?!!

Anónimo disse...

@14:17

Os comunistas têm uma ideia esquisita de cultura para Évora, é que, a obra por eles realizada em 28 anos é de uma beleza invisivel estonteante!

Só alguns iluminados ocnseguem enxergar obra cultural invisivel tão bela!