sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

OS PREÇOS voltaram a subir em 2008

Os preços voltaram a subir. A taxa de inflação prevista pelo Governo é de 2,1 por cento, mas o preço de diversos bens e serviços vão aumentar acima deste valor. O novo ano trouxe aumentos e o consumidor, esse, vai começar a pagar mais.
As subidas dos preços sentem-se em bens essenciais como o pão. Precisamente, o produto alimentar que mais deve encarecer em 2008. A culpa é do aumento do preço da farinha de cereais que teve uma subida de 90 por cento. Assim, o acréscimo do preço do pão poderá ser de 10 a 15 por cento.
Também a electricidade vai aumentar. E, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, aprovada pelo Conselho Tarifário, os acréscimos serão, em média, de 2,9 por cento. Neste sentido, os consumidores domésticos vão, durante este ano, começar a ver um aumento de 1 euro e 8 cêntimos nas facturas mensais.
O novo ano trouxe uma nova lei do tabaco e os preços dos cigarros também crescem. O governo determinou, em 2005, que o imposto sobre o tabaco sofreria um aumento médio anual de 15 por cento até 2009. Deste modo, a partir de Janeiro, um maço de tabaco pode custar mais 30 cêntimos.
Ir ao médico também está mais caro. Houve um acréscimo nas taxas moderadoras. Assim, o acesso ao serviço de urgência dos centros de saúde passa a ser de 3 euros e 60 cêntimos. Nos hospitais distritais a tarifa sobe para 8 euros e 20 cêntimos. Em caso de internamento, as taxas moderadoras passam a fixaFeitas as contas, o Salário Mínimo Nacional aumentou 5,7 por cento, para 426 euros. O valor anunciado insere-se no acordo tripartido assinado no ano passado e que prevê uma evolução significativa do salário mínimo, de modo a atingir os 450 euros em 2009 e os 500 euros em 2011. No entanto, os alentejanos, à semelhança dos restantes portugueses, este ano, vão comprar mais caro.r-se em 5 euros e 10 cêntimos por dia, nos primeiros 10 dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo mal.. Mas para compensar os aumentos aí temos a portaria n 30-A/2008 de 10 de Janeiro que aumenta os salários dos Funcionários Públicas em 2.1%.

Anónimo disse...

Que grande aumento!!!
Nem dá para dois cafés...